Excomungação

A Excomungação: A Morte da Alma

Os futuros hereges passam por um ritual conhecido como excomungação. Qualquer clérigo do Dogma tem o poder de excomungar um infiel, mas os de posto mais baixo raramente o fazem devido a complexidade do ritual que se mal feito pode matar a vítima, deixando a responsabilidade para os Bastiões do Dogma ou Sumo-sacerdotes.

O ritual é simples, consiste de aprisionar os infiéis forte o suficiente para que suas cabeças não se movam durante a cerimônia. Então são entoado cânticos de banimento e os sacerdotes conjuram a magia Marca da Justiça e depois queimam a testa do herege com o símbolo do Dogma para que todos saibam que ele é um herege.

Caso o herege afirme ser um clérigo de outra divindade, ou não pedir clemência mostrando-se orgulhoso durante o ritual, ocorre uma variante da excomungação chamada Crimen Dogmata. Neste caso especial, além da Marca da Justiça, é conjurada a magia Tarefa/Missão normalmente envolvendo algo relativo a seus crimes.

Outra alternativa para a excomungação é o Crimen Internum que acontece quando um sacerdote da igreja é excomungado. É a mais rara das punições e apenas os Inquisidores Negros, além do Hierofante podem fazer o ritual. No Crimen Internum além da Marca da Justiça e Tarefa/Missão e a queima com ferro, é conjurada a magia Drenar Energia.

Sistema

Além das penalidades impostas pelo ritual de excomungação, os hereges recebem uma penalidade de -6 (-10 para qualquer sacerdote do Deus-Código) nos testes de Atuação, Blefar, Diplomacia e Obter Informação, mas ganha um bônus de 4 (2 para qualquer sacerdote do Deus-Código) nos testes de Intimidação.

A Vida de um Herege

A partir do momento que o sacerdote queima a carne do pecador com o símbolo dos 12 dogmas, ele passa a ser uma pária da sociedade: Não pode mais ir às Cerimônias diárias, não pode receber a benção da lei, não tem mais direito de representatividade num tribunal da fé e além disso consegue o desrespeito de desconhecidos que não serão punidos por molestar o herege.

É considerável crime, um herege portar uma arma que não pertença a seguinte lista: Adaga, Foice Curta, Bordão e Foice Longa. Obviamente como não podem participar de nenhuma Cerimônia, não podem ser clérigos e por último não podem fazer magias.

Excomungação

Dogmata joaomarcalves joaomarcalves